VIAGEM À ÍNDIA - KERALA
JANEIRO 2022

VembanadLake_edited.jpg
ayurclinic goa logo.jpg
Viagens_Abreu_logo.png

Namasté!! Oportunidade de uma Vida em viajar connosco após um longo período de privações coletivas. Esta viagem será bem mais que somente uma viagem, como sempre, com o foco em uma experiência física, emocional e espiritual, apelando à atenção dos 5 Sentidos.

Serão cerca de 20 dias de muitas experiências, entre elas o Yoga, Ayurveda, Meditação, visitas culturais. Contamos com parcerias com vários anos de experiência. Tira um tempo para ti e faz um "reset" à tua vida, à tua saúde e equilibra-te fisicamente, emocionalmente e espiritualmente. Com ou sem experiência és sempre bem-vindo, nós tratamos de ti e de que nada te faltará durante esta experiência transformadora.

Viagem aberta a qualquer participante

Viagem Goa Kerala 2023.jpg

2.400€

2 a 20 Janeiro '23
Natureza Tropical,
Yoga e Ayurveda

Tratamento Panchakarma

Disponibilizamos facilidade de pagamento

PERCURSO DE VIAGEM

DIA 1 – Segunda-feira – 2 de Janeiro
Partida de Lisboa para Bombaim, via Dubai. Partida prevista às 20.45hrs hora de Lisboa.

DIA 2 – Terça-feira – 3 de Janeiro
Após chegada ao início da tarde ao Aeroporto de Bombaim, e procedimentos de entrada na Índia, será necessário a troca de terminal no Aeroporto para prosseguir ligação para voo doméstico para Goa. Após chegada ao aeroporto de Goa será efetuado transfer para o Resort de Yoga e Ayurveda em Mandrem, Norte de Goa.

Partida: Mumbai pelas: 17.00 Hrs | Chegada: Goa pelas: 18.05 Hrs
Jantar de Boas – Vindas.
Incluído: Jantar de Boas-vindas


DIA 3 – Quarta-feira – 4 de Janeiro
Goa é um estado da Índia ocidental com costas que se estendem ao longo do Mar Arábico. Sua longa história como colônia portuguesa antes de 1961 é evidente em suas igrejas preservadas do século XVII e nas plantações de especiarias tropicais da região. 
Goa também é conhecida por suas praias, que vão desde trechos populares em Baga e Palolem até aqueles em vilas de pescadores descontraídas como Agonda.
O dia será dedicado às consultas iniciais de diagnóstico Ayurveda de forma a enquadrar e pormenorizar os tratamentos dos dias seguintes, a cada participante.
A estadia em Goa realizar-se-á em resort de Yoga e Ayurveda.
Incluído: Pequeno-almoço – Consulta Ayurveda


DIA 4 a 10 – Quinta-feira a Quarta-feira – 5 a 11 Janeiro
Os próximos dias iniciam-se com as aulas de yoga matinais pelas 7.30hrs, seguidas da toma 
de Ghee e tratamentos, providenciados pelo Centro de Ayurveda da especialidade – Ayurclinic Goa, pela orientação do Dr. Rohit Borcar e seus terapeutas. 
Parceira iniciada há mais de 10 anos, recebe constantemente grupos para tratamentos de detox (panchakarma) e rejuvenescimento (rasayana) de vários países europeus assim como de Portugal, sendo o Villa Prana o seu parceiro exclusivo.


Sobre a Medicina Ayurveda 
Ayurveda significa, em sânscrito, ciência (veda) da vida (ayur). 
A Ayurveda é uma terapia indiana milenar que utiliza técnicas de massagem, nutrição, aromaterapia, fitoterapia, dentre outras técnicas, como método de diagnóstico, prevenção e também cura, baseada nos estudos do corpo, alma e mente.
Nesta terapia, acredita-se que o corpo humano é constituído por 3 princípios, ou Doshas, que sao o Vata, Pitta e Kapha, que são combinações dos elementos Ar, Éter, Fogo, Água e Terra. Como forma de equilibrar os mesmos recorre-se a massagens, alimentação e fitoterapia, específica para cada Dosha.
Todos os tratamentos são levados a cabo com óleos vegetais e essenciais de elevada qualidade terapêutica.
Início de consultas em clínica, com vista a início de tratamento Panchakarma no dia seguinte. Restante dia livre para atividades de carácter pessoal.
Líderes do grupo estarão durante todo o dia em auxílio a dúvidas, tradução de consultas, resolução de questões diversas.

Serão sugeridas opções durante o tratamento Panchakarma para preenchimento do dia, com atividades diversas. O respetivo tratamento tem a duração de 7 dias.
Todos os participantes na viagem levarão um conjunto de informações que poderão levar a cabo, sendo as mesmas úteis desse momento em diante. Constatamos em vários participantes de outras edições que problemas de saúde que sempre persistiram mesmo após tentativas de vários tratamentos, com a experiência do Panchakarma conseguiram “ferramentas” úteis para abrandar ou até mesmo extinguir esses desequilíbrios. 
A Medicina Ayurveda poderá ser útil para várias doenças, no entanto deverá ser tido em conta que todos somos diferentes e o que pode ser útil para uns, poderá não funcionar com outros. No entanto deverá haver um compromisso de parte a parte – terapeuta/paciente.
Incluído: Pequeno-Almoço – Aulas de Yoga - Tratamentos e medicamentos e tratamento Detox Panchakarma.



DIA 11 – Quinta-feira – 12 de Janeiro
Após pequeno-almoço, o grupo preparará os seus pertences para check-out, com vista a transfer para o aeroporto de Dabolim para voo com destino a Cochim, no entanto a manhã será livre para as últimas despedidas de Goa.
Kochi ou Cochin está espalhado por ilhas e promontórios em um local deslumbrante entre o Mar Arábico e as Back waters. A cidade foi fundada em 1341, quando uma inundação criou um porto seguro natural que se tornou o principal porto para o comércio de especiarias da Costa malabar. Cochin estava na principal rota comercial entre a Europa e a China. Os governantes convidaram pessoas de várias religiões para se estabelecerem aqui, atraindo os judeus e os cristãos que construíram locais de culto e suas próprias comunidades.
Ao chegar no aeroporto de Cochim o grupo será transferido para o seu hotel para check-in. 
Jantar no hotel
Incluído: Pequeno-almoço e jantar – transfer aeroporto/hotel

DIA 12 – Sexta-feira – 13 de Janeiro
Depois do café da manhã no hotel, seguiremos para o passeio turístico de Cochin.
Após o check-out passaremos a visitar a mais antiga Sinagoga Judaica na Índia, construída em 1568; foi destruída pelos portugueses e reconstruída pelos holandeses um século depois.
Continuamos o nosso “mergulho” nas redes de pesca chinesas. As redes de pesca operadas através de alavancagem, alinham a entrada da boca do porto. Acredita-se que os comerciantes chineses os introduziram originalmente no século XIV, embora, hoje, partes das redes sejam conhecidas pelos nomes portugueses. 
Das redes de pesca chinesas passaremos a visitar a Igreja de São Francisco, originalmente nomeada em homenagem a Santo Antônio e dedicada a ele como a Padroeira de Portugal, a Igreja de São Francisco é a primeira igreja a ter estado na nova tradição influenciada pela Europa. Originalmente, um edifício de madeira foi substituído pelo atual edifício de pedra. Vasco De Gama morreu no local em 1524 e foi originalmente enterrado no cemitério. 14 anos depois, seu corpo foi removido para Portugal. A igreja foi renomeada para São Francisco em 1663.
Almoço no restaurante local 
Durante a tarde o passeio passará pelo museu indo-português. O Museu Indo-Português situado em Fort Kochi lança luz sobre a forte influência portuguesa tanto na arte quanto na arquitetura da região. O museu hoje é um importante centro de compreensão da herança da Arte Cristã Indo-Portuguesa, que ainda está sobrevivendo. 
O museu é o resultado dos esforços incansáveis do falecido Dr. Joseph Kureethra, Bispo de Kochi. Impulsionado pelo compromisso de proteger a rica herança de sua Diocese, o bispo criou o Museu Indo-Português para preservar algumas das coleções inestimáveis para a posteridade. O museu é dividido em cinco seções principais, de acordo com a natureza dos itens expostos. São eles - Altar, Tesouro, Procissão, Vida Civil e Catedral.

À noite, visitaremos um teatro local para assistir ao show de dança tradicional de Kathakali. No centro de dança Kathakali testemunharemos as formas de dança mais elaboradas no sul da Índia. Poderemos visitar os artistas preparando-se com a maquiagem para a apresentação final. Kerala deve sua fama transnacional a esta forma de dança clássica de quase 300 anos, que combina facetas de balé, ópera, máscara e pantomima.
Incluído: Pequeno-almoço, almoço e jantar – transportes de visita – água engarrafada


DIA 13 – Sábado – 14 de Janeiro

Após o café da manhã no hotel efetuaremos o check-out e seguiremos em direção a Kumarakom, a cerca de 45 Kms de distância/cerca de 90 minutos de trajeto.
Kumarakom está localizada na costa sul da Índia desfruta de um clima tropical bem equilibrado. A paisagem compõe-se através de milhares de palmeiras de coco verdejantes que revestem os riosse inclinam para avistarseus reflexos nos rios vidrados. 
Em todos os lugares, a natureza está no seu melhor. Florescendo em perfumes de flores, Na multidão de pássaros de várias cores, assim como na enorme variedade de peixes de água doce. Ao chegar, prosseguimos para o check-in no hotel destinado ao grupo. O restante dia será dedicado a atividades livres.
Incluído: Pequeno-almoço – Almoço – Jantar - água engarrafada



DIA 14 – Domingo – 15 de Janeiro
Depois do café da manhã no hotel a tempo você será levado para Kumarakom Jetty para embarcar no barco que diariamente percorres as águas de Kumarakom.
Os barcos também são conhecidos como o "Ketuvallam" ou o Barco do Arroz. O passeio de ketuvallam pode ser o passeio mais romântico que você pode ter no meio do lago Vembanad Lake/canal. Um remanso compreende uma teia única de rios, lagos, baías, lagoas e canais que se estendem pelas aldeias e cidade da cidade. Os remansos são uma parte central da Sinopse turística de Kerala, fazendo um cruzador absoluto através dos fluxos de água tortuosos e sinuosos. 
Almoço a bordo de barco
Navegaremos através dos canais estreitos que atravessam vilas requintadas de Kerala, embelezadas com exuberantes campos verdes, altos sulcos de coco que adicionam um 
misticismo extra à viagem. Uma estadia em Kettuvallams, os barcos da Casa de Kerala, oferece uma visão panorâmica de um dos aspectos mais pitorescos deste que é o local considerado o “Reino de Deus” – God’s Own Country.
Durante a tarde seremos levados até ao nosso próximo poiso - Varkala.

Varkala é uma cidade no estado indiano de Kerala. Banhada pelo Mar Arábico e conhecida pela Praia de Varkala, apoiada por falésias vermelhas cobertas de palmeiras. 
Ao sul, acredita-se que Papanasam Beach tenha águas sagradas. Em uma colina próxima, o antigo Templo Janardanaswamy é um local de peregrinação hindu dedicado a Vishnu. 
Mais para o interior, o monumento de Sivagiri Mutt homenageia uma personalidade reformista que contribuiu em várias frentes e para a evolução e proteção social no estado de Kerala, o Filósofo Sree Narayana Guru, que se encontra sepultado no local. A sua principal ideia tinha por base “Uma Casta, Uma Religião e Um Deus para os seres humanos” era a ideia básica de Sri Narayana Guru. Ele acreditava que a educação é o único caminho para alcançar isso. Ele construiu templos para as comunidades desfavorecidas, pois lhes foi negada a entrada nos templos.
Após chegada a Varkala, efetuaremos check-in no hotel.
Incluído: Pequeno-almoço – Almoço – Jantar - Transportes de visita


DIA 15 – Segunda-feira – 16 de Janeiro
Após o café da manhã no hotel, visitaremos para a visita ao Templo em Varkala onde ficará impressionado com a história por detrás deste local. 
Originalmente construído há cerca de 2000 anos, sua estrutura atual remonta ao século XII. Os peregrinos chegam aqui religiosamente para rezar à divindade principal do templo, o Senhor Vishnu. A maioria vem aqui para realizar os ritos finais para seus entes queridos. As pinturas de Lord Hanuman, em diferentes poses, também são extremamente famosas. O templo também é popular, pois os habitantes locais acreditam que rezar aqui livra-os de todos os tipos de doenças e, portanto, pessoas de todas as religiões se reúnem neste local sagrado. 
Após o almoço, terá tempo livre para usufruir da fantástica praia à sua disposição.
Almoço e jantar no hotel.
Restante dia para atividades de caracter pessoal.
Incluído: Pequeno-almoço – Almoço – Jantar 


DIA 16 – Terça-feira – 17 de Janeiro
Após o café da manhã no hotel prosseguimos a nossa viagem de Varkala para Kovalam. 
Kovalam oferece uma excelente diversidade com a praia de Kovalam para atender a todos os desejos e ocasiões. Três praias em forma de curva, alienadas por afloramentos rochosos, cobertos por palmeiras de coco, as praias, especialmente a parte mais ao sul da praia do farol. Também é repleta de lojas e barracos que oferecem todos os tipos de serviços. 
Ao chegar a Kovalam o grupo poderá usufruir de atividades à escolha, de entre massagens, aulas de yoga ou simplesmente aproveitar o pôr do sol na acolhedora praia de Kovalam.
Incluído: Pequeno-almoço, almoço e jantar.

DIA 17 – Quarta-feira – 18 de Janeiro
Depois do café da manhã no hotel iniciaremos o transporte para Kanyakumari. Elevadas falésias vermelhas com águas azuis profundas e, claro, a união de três grandes corpos d'água - Baía de Bengala, Mar da Arábia e Oceano Índico - definitivamente há algo mágico em Kanyakumari, a ponta mais ao sul da Índia. O lugar tem tudo a ver com pôr do sol perfeito, noites encantadoras de lua cheia, comida costeira deliciosa, caminhar pelas águas azuis e, claro, a emoção de estar em um destino geográfico tão maravilhoso. De praias cênicas a igrejas, templos, cachoeiras e monumentos, os lugares para visitar em Kanyakumari incluem alguns dos melhores cenários que você já viu. Kanyakumari, uma parte de Tamil Nadu, é única em muitos aspetos e oferece uma beleza cênica incomparável.
Visitaremos o templo sagrado com 3.000 anos de existência e é dedicado à pura e virgem deusa Kanya Kumari e o Rochedo Memorial de Vivekananda sendo outro lugar em Kanyakumari que atrai um grande número de visitantes. Como o próprio nome indica, é essencialmente um monumento sagrado, construído para comemorar a visita de Swamy Vivekananda a "Shripada Parai" durante os dias 24, 25 e 26 de dezembro de 1892 para meditação profunda e iluminação. Deste Rochedo poderemos avistar a Estátua construída em pedra de 41 metros de altura do poeta e filósofo tâmil Valluvar , autor do Tirukkural , um antigo trabalho tâmil sobre Dharma e moralidade.
Almoço em restaurante local em Kanyakumari.
Após almoço e antes da despedida de Kanyakumari visitaremos a Igreja da Nossa Senhora do Resgate sendo uma famosa Igreja Católica localizada no distrito de Kanyakumari, em Tamil Nadu, e foi construída em dedicação à Mãe Maria. Um exemplo brilhante da arquitetura gótica, a igreja foi construída durante o século XV e tem uma beleza de tirar o fôlego contra as ondas azuis do oceano por detrás. A cruz de ouro na torre central da igreja acrescenta ainda mais beleza e encanto a esta magnífica estrutura, e a sua beleza e tranquilidade são o que mais atraem as pessoas.
Restante dia livre para atividades de caracter pessoal.
Incluído: Pequeno-almoço – Almoço - Jantar

DIA 18 – Quinta-feira – 19 de Janeiro
Após pequeno-almoço no hotel preparamos as nossas bagagens para transporte até Trivandrum para voo doméstico de ligação com internacional, via Bombaim. Tendo em conta o voo internacional estar previsto para a manhã seguinte, pernoitaremos em Bombaim onde faremos check-in ao final do dia.

Almoço ainda em Kovalam.
Partida de Trivandrum pelas 20.15hrs com chegada prevista a Bombaím pelas 22.25hrs.
Restante noite para descanso.
Jantar de Despedida
Incluído: Pequeno-almoço – almoço e jantar

DIA 20 – Sexta-feira – 20 de Janeiro
Após pequeno-almoço, transporte para o Aeroporto de Bombaim para Voo Internacional. Partida prevista de Mumbai pelas 10.25hrs, hora local, com destino a Lisboa. Poderá variar consoante o destino.
Incluído: Pequeno-almoço – Transfer Hotel/Aeroporto




Incluído:

- 17 noites em quarto duplo partilhado em hotéis de classificação não inferior a 3 estrelas; (Para regime de quarto single, deverá informar a organização e solicitar custo adicional); 
- Plano de refeições: regime de pensão completa quando mencionado no
programa;
- Voos Domésticos: Bombaim – Goa – Cochim – Trivadrum - Bombaim; 
- Tratamento Ayurveda Panchakarma de 7 dias, com suplementação ayurveda, alimentação ayurveda, aulas de yoga, 2 consultas com Médico Ayurveda e 7 dias de tratamentos e medicamentos incluídos;
- Aulas de Yoga incluídas durante tratamento panchakarma.
- Todos os transportes, excursões e passeios turísticos serão em autocarro com ar condicionado;
- Taxas de entrada em todos os monumentos (apenas uma vez), taxas rodoviárias, taxa de estacionamento, taxas de combustível, taxas interestaduais etc.
- Serviços de guia local de língua inglesa (guia diferente em diferentes cidades) durante os passeios turísticos conforme o programa em Cochin, Varkala e Kanyakumari.
- Show de dança Kathakali em teatro local em Cochin.
- Serviços de parceiro para assistência em todos os transferes de chegada e partida no aeroporto.
- Todos os impostos atualmente aplicáveis



Não Incluído:
- Visto de entrada na Índia para 30 dias, de entrada única;
- Voos Internacionais Lisboa – Bombaim – Lisboa; 
NOTA: Daremos voo indicativo correspondente.

- Despesas de natureza pessoal como gorjetas, lavandaria, ligações telefônicas/fax, bebidas alcoólicas/não alcoólicas, incluindo água potável embalada durante as refeições, taxa de camera de vídeo ou máquina fotográfica, ou uso de smartphone em monumentos, despesas médicas, taxa de embarque do aeroporto etc.
- Massagens e outros tratamentos fora do tratamento ayurveda panchakarma.
- Quaisquer outros serviços não mencionados.

NOTAS ESPECIAIS (Na Índia)
- Os preços estão sujeitos a alterações sem aviso prévio;
- As tarifas incluem apenas os itens especificados em seu itinerário.


O programa poderá ser modificado caso alterações ocorram que não sejam possíveis contornar pela organização.

POLÍTICA DE ENTRADA NA ÍNDIA:
• Passaporte: com pelo menos 6 meses de validade e 2 páginas para carimbos em branco, à data de chegada à Índia;
• Visto: ETA / e-Visa de Turismo (Visto de Turismo 30 dias = gratuito à data de hoje);
• COVID-19: Relatório dRT-PCR COVID-19 negativo - o teste deve ter sido realizado até 72 horas antes da viagem - ou Certificado de vacinação completa COVID-19 em inglês.
• Formulário de Saúde Local;
• Será dado todo o apoio quanto à realização dos vistos, preenchimento de formulários e submissão dos mesmos; 
• Durante toda a estadia na Índia a organização tratará de todos os serviços e detalhes sem que tenha de se preocupar os mesmos.

Poderemos facultar assistência para a compra de voos, sendo que para tal deverá enviar-nos passaporte atualizado com pelo menos 6 meses de validade à dada de partida assim como 2 páginas em branco.

SUGESTÕES
• Para o Sul da Índia – Goa e Kerala recomendamos que se faça acompanhar de leve e fresca, calções, vestidos, chinelos, etc. Temperatura média: 20/22º durante a noite e 32/34º durante o dia;
• Para toda a viagem aconselhamos que leve numerário em detrimento do uso de cartão, de forma a evitar comissões desnecessárias;
• Deverá evitar o uso de telemóvel, recorrendo ao uso de aplicações, tais como whatsapp, Messenger, zoom, entre outros;
• Conversão à data: 12/09/2022 – 1 Euro = 79,8 rupias;
• A companhia aérea que usaremos será a Emirates Airlines em que o máximo de peso por mala de porão é de 25/30kgs, dependendo da classe, e para bagagem de mão 7kgs. Ter em atenção os itens permitidos na bagagem de mão; - poderá visualizar estes mesmo itens através do seguinte link: 
https://www.emirates.com/pt/portuguese/before-you-fly/baggage/cabinbaggage-rules/

REQUISITOS E INFORMAÇÕES DE ENTRADA REFERENTES À COVID-19
Antes da partida:
Todos os passageiros devem apresentar um relatório de teste RT‑PCR COVID‑19 para um teste realizado dentro de 72 horas antes de viajar ou um certificado de vacinação que indique que foram totalmente vacinados, pelo menos, 15 dias antes da chegada. O certificado de vacinação deve ter sido emitido na Índia, EAU ou nos países específicos da lista indicada no website do Ministério da Saúde, Família e Segurança Social (Abre um website externo num novo separador), no website do Ministério dos Negócios Estrangeiros e portal Air Suvidha.
À chegada
Os passageiros estão sujeitos a testes aleatórios à chegada ao aeroporto. Os passageiros selecionados para os testes deverão submeter as suas amostras e podem sair do aeroporto. Os passageiros que testem positivo serão tratados/isolados de acordo com as diretrizes atuais.

Documentos necessários
Os passageiros devem facultar informações completas e factuais no formulário de declaração sanitária no portal online Air Suvidha antes da viagem agendada, incluindo o seu historial de viagem nos últimos 14 dias. 
Todos os passageiros devem fazer o download da app Aarogya setu para os seus dispositivos móveis.
Todos os passageiros devem apresentar uma cópia dos documentos abaixo:
- Cópia digital do formulário de declaração sanitária (SDF) com o número de referência;
- Cópia digital de um teste RT‑PCR COVID‑19 OU certificado de vacinação.
O certificado deverá estar em inglês, deve especificar o nome do passageiro e o resultado do teste ou vacina administrada.