Ayurveda.png

PANCHAKARMA

PROGRAMA DE DETOX

Este programa dá a possibilidade e espaço ao seu corpo de funcionar sem constrangimentos, para que de forma natural, o mesmo faça face as ameaças externas e maus hábitos alimentares.

Após este tratamento o equilíbrio instala-se e poderá viver com mais saúde e melhor disposição no dia-a-dia.

Faz bem ao seu corpo, físico, emocional e espiritual.

Massagem-ayurvédica-indicações-e-contraindicações-810x552.jpg

Tratamentos milenares

Técnicas de massagem, nutrição, aromaterapia, fitoterapia, dentre outras técnicas, como método de diagnóstico, prevenção e também cura, baseada nos estudos do corpo, alma e mente.

images (3).jfif

Diagnóstico de Biotipo

Diagnóstico do biotipo do paciente, através do pulso, pele, cabelo, olhos, urina, entre outros, com o auxílio de exames complementares caso existam, de forma a obter relatório detalhado.

ayurveda food.jpg

Alimentação Ayurveda

A dieta Ayurveda tem origem na Índia e tem como objetivo promover longevidade, vitalidade, saúde física, mental e emocional. Enquadrado na consulta de diagnóstico são definidos os alimentos a evitar e consumir.

TRATAMENTO DE DETOX AYURVEDA

A Ayurveda apresenta práticas milenares da medicina indiana para uma vida com mais  saúde e bem-estar. Afinal, tem como foco a busca pelo equilíbrio entre corpo, alma e espírito. Entre os procedimentos ayurvédicos está o Panchakarma – um processo que ajuda a desintoxicar e a purgar o corpo das toxinas e a alinhar os doshas agravados.
Esse procedimento visa restabelecer o funcionamento normal dos doshas, do organismo e da mente e do agni, e, para tanto, utiliza de recursos nutricionais e terapêuticos adequados.
Antes de iniciar e prosseguir será efetuada uma análise detalhada e um exame do paciente, sempre com o acompanhamento e o auxílio de um médico ayurvédico ou terapeuta senior qualificado.

QUEM PODE USUFRUIR DO PANCHAKARMA

Tendo em conta a azáfama em que todos nós vivemos, a acumulação de toxinas não está somente presente ao nível físico mas também ao nível emocional. É necessário ter este aspecto em conta pois um corpo são só prolifera através de uma mente sã.

Praticamente todos podem beneficiar de um procedimento de panchakarma – detox, porque o corpo está constantemente a produzir toxinas, daí ser de extrema importância limpar e desintoxicar o corpo regularmente.

 

Estes são os sinais para saber se você precisa de uma desintoxicação:

  • Sinais de stress agravados;

  • Ansiedade;

  • Insónias;

  • Uma espessa camada de revestimento na língua; 

  • Sentir-se cansado ao longo do dia, especialmente após as refeições; 

  • Dores e dores no corpo; 

  • Desejos incontroláveis; 

  • Mente nebulosa; 

  • Mau hálito, odor corporal ou flatulência; 

  • Obstipação ou diarreia.


O propósito do Panchakarma é sodhana (purificação). Se uma doença é tratada com a abordagem sodhana, ela não se repete. Assim, o panchakarma sodhana é a melhor maneira de curar e reequilibrar o corpo.

PRECAUÇÕES

Certos procedimentos de Panchakarma não são adequados para certos problemas de saúde e alguns procedimentos não devem ser realizados em crianças, mulheres grávidas e idosos.
No entanto, em caso de não possibilidade de realização deste procedimento, poderá ter lugar um programa adequado de rejuvenescimento – Rasayana, mais suave e menos profundo, mediante condição do paciente.
Os tratamentos de Panchakarma só devem ser realizados por praticantes ayurvédicos qualificados e experientes.

EFEITOS COLATERAIS DO PANCHAKARMA

COMO SE PROCESSA

Os efeitos colaterais comuns do Panchakarma incluem fadiga, mal-estar, dores de cabeça, congestão e doença geral. Um aumento inicial dos sintomas também pode ocorrer como efeito colateral.
O tratamento deverá ser realizado em uma altura de menor atividade, quer física quer mental.
Também é importante notar que, como Panchakarma procura liberar problemas emocionais armazenados, alguns pacientes podem experimentar distúrbios emocionais durante o tratamento.

As três fases do Panchakarma:


1- Purvakarma
Envolve a oleação e a sudação. Nesta fase, é feita uma preparação dietética e fitoterápica com uso de ervas e a dieta adequada. Além do consumo da manteiga ghee e outros óleos recomendados. Por fim, a sudação consiste numa aplicação do vapor para o calor externo, depois de receber massagem com óleos.

 

2- A aplicação do Panchakarma
Cinco técnicas que constituem esta fase: êmese, purgação, enema, aplicações intranasais de ervas e óleos e a purificação do sangue. Sempre com acompanhamento de médico ayurvédico, envolve a eliminação dos doshas agravados existentes nos canais ou nos tecidos. Este tratamento pretende purificar o corpo e a mente, através de um conjunto de cinco técnicas de desintoxicação. Cada procedimento é adequado a um desequilíbrio específico de cada dosha e à Ama (toxinas) resultante desse desequilíbrio.


Vamana – ou técnica do vómito terapêutico, indicada para eliminar Kapha em excesso, que favorece o acúmulo de mucosidade no organismo (estomago e pulmões), a fim de eliminar alergias, asma, bronquite, problemas na tiroide, obesidade, colesterol, entre outros;


Virechana – ou técnica da diarreia terapêutica, indicada para eliminar Pitta em excesso no organismo, nomeadamente, no fígado, baço, pâncreas, intestino delgado e rins a fim de eliminar patologias como problemas de pele, febres, diabetes, anemia, dores de cabeça, enxaquecas, doenças crónicas de fígado entre outros;


Basti – ou enemas, pretende remover o excesso de Vata do organismo que normalmente se acumula no cólon originando desequilíbrios tais como obstipação, infertilidade, artrites, doença de Parkinson, tremores, entre outros;


Nasya – ou limpeza nasal, que visa eliminar o excesso dos doshas acumulados nos seios nasais, nariz, garganta e cabeça;


Rakta Moksha – ou limpeza do sangue, técnica normalmente não utilizada durante o processo de desintoxicação, no entanto em caso muitos específicos a mesma poderá acontecer.


3- Paschatakarma
Trata-se da última fase e envolve o retorno progressivo do organismo após a Panchakarma. A purificação intensa requer cuidados para a introdução alimentar novamente, que inclui cardápio leve com o arroz e consiste em 6 fases da alimentação: água do arroz, sopa fina de arroz, sopa grossa de arroz, arroz cozido, sopa leve e mistura de arroz com outros grãos.
Aos poucos, a rotina é retomada e o indivíduo poderá continuar normalmente mantendo os cuidados necessários.

TERAPIAS APLICADAS

SNEHAPANAM, ou também conhecido como Terapia do Ghee Este é um regime preparatório de 3 a 5 dias feito antes do início da limpeza principal. 
Nesses dias, ghee medicado (manteiga clarificada) ou óleo de sésamo serão administrados em doses, até que o corpo esteja completamente saturado pela gordura aplicada. Como esta é uma fase de intensa desintoxicação durante a qual as toxinas metabólicas são dissolvidas, a maior parte da energia do corpo é utilizada para este 
processo. Portanto, para uma desintoxicação eficaz, é essencial descansar ao máximo e permitir que o corpo trabalhe em si mesmo.


Benefícios
➢ Ajuda a trazer toxinas de todos os microcanais do corpo para o intestino – trato gastrointestinal.
➢ Ajuda na eliminação fácil de toxinas durante o vamana (vómito terapêutico) e o virechanam (purgação ou diarreia induzida).
➢ Reduz a secura interna, que é uma das causas de muitas doenças e regula o metabolismo.


MASSAGEM AYURVEDA CLÁSSICA
É uma massagem terapêutica, realizada com movimentos específicos e ritmados por todo o corpo. A principal característica é a utilização de óleo medicado aquecido de acordo com cada indivíduo e patologia/desequilíbrio.

 

Benefícios
➢ nutrir a pele e tecidos
➢ desintoxicar o organismo
➢ relaxar os músculos e articulações
➢ acalmar o sistema nervoso
➢ revitalizar os tecidos
➢ prevenir contra o reumatismo
➢ minimizar o stress
➢ os estados melancólicos e depressivos
➢ ansiedade e insónias
➢ corrigir a postura corporal e revitalizar
➢ tonificar e relaxar tecidos musculares.


MARMA TERAPIA
Consiste em uma massagem dos pontos energéticos localizados ao longo do corpo, através dos quais deve fluir a prana (energia vital), ou seja, quando se estimulam os 107 pontos marma estão a afetar-se os Chakras, contribuindo para que a energia flua sem bloqueios por todo o corpo, mantendo assim a saúde do individuo. Os bloqueios energéticos poderão advir de vários fatores tais como: lesões corporais, adoção de posturas físicas desadequadas, presença de situações emocionais não estruturadas ou traumas, má alimentação, stress acumulado, ou se existir alguma doença suscetível de interferir no fluxo do prana por todo o corpo.


Benefícios
➢ Combater a obstipação, diarreia e perda de apetite;
➢ Atuar ao nível de doenças neurológicas, nomeadamente a epilepsia, Parkinson distrofia muscular;
➢ Melhorar os problemas emocionais e traumas – melancolia/tristeza, solidão, depressão, vazio existencial, ira, stress, frustração, insónias, enxaquecas;
➢ Desintoxicar o organismo.


SHIRODHARA
É um tratamento que consiste num fluxo de óleo medicinal contínuo., sobre o Ajna Chakra, testa e têmporas, com movimentos vagarosos e precisos.


Benefícios
➢ Relaxar profundamente;
➢ Combater insónias, ansiedade, enxaquecas, depressão;
➢ Técnica de rejuvenescimento.


NASYA
Uma entre as várias técnicas usadas em panchakarma, o Nasya é um poderoso método de limpeza para a região superior, nomeadamente a cabeça. Limpa principalmente o dosha 'kapha' da parte superior do corpo.
É feito através da administração de óleo medicado pelo nariz, no entanto poderá ser usado pó medicinal, óleos especialmente preparados, sucos de ervas, entre outros, são usados no procedimento. O mais comum é o uso de óleos medicinais.


Benefícios
Como as narinas são caminhos para o cérebro, o procedimento pode influenciar o cérebro e é usado para várias condições, tais como:
➢ acidente vascular cerebral
➢ paralisia facial
➢ insônia
➢ doenças mentais
➢ problemas hormonais
➢ sinusite e rinite
➢ ombro congelado
➢ enxaquecas, etc.

 

A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO

Ayurveda acredita que quando a dieta está errada, nenhum remédio pode ajudar. E quando a estiver correta, não haverá necessidade de remédios.
A dieta é uma distração poderosa para os seres humanos. Ele assume o papel de um medicamento não prescritivo, especialmente para aqueles que sofrem de ansiedade e depressão. Quando você está stressado, seu instinto é procurar alimentos fritos ou doces que nos dão uma falsa sensação de conforto e uma corrida mental. Assim como 
cigarros e álcool, comer e beber emocionalmente também é um forte comportamento viciante.

 

A alimentação é parte integrante do tratamento na Ayurveda. A alimentação é considerada o principal remédio e a ingestão diária de alimentos adequados reduz a necessidade de medicamentos.
No Centro de Yoga e Ayurveda Villa Prana, servimos com amor e carinho – a comida mais adequada para si.

 

Todos os ingredientes usados são biológicos e orgânicos na sua maioria, sem o uso de quaisquer ingredientes artificiais, farinha refinada, açúcar refinado e conservantes são estritamente evitados. 
O Programa de Detox criado como uma ferramenta para que os participantes possam tratar seus problemas de saúde atuais e reaprender os comportamentos que causam esses problemas em primeiro lugar. Entendemos que o ambiente desempenha um papel muito importante na mudança de comportamentos profundamente condicionados, juntamente com a força de vontade da pessoa.

TRATAMENTO DE 7 OU 14 DIAS

Em todos os planos de tratamento, os mesmos são antecedidos de consulta de diagnóstico de biótipo ou doshas, de forma a individualizar os tratamentos e adequar os procedimentos ao tipo específico em causa. Esta consulta ajudará a potenciar os efeitos dos procedimentos definidos. O processo começa com a compreensão do seu verdadeiro Prakruti. 


Para adotar um estilo de vida, é vital entender e apreciar sua verdadeira prakruti. Ajuda a levar uma vida de harmonia e saúde. De seguida, o nosso terapeuta sénior/médico constrói um programa detalhado para ajudá-lo a restaurar os doshas desequilibrados, usando terapias ayurvédicas, uma dieta disciplinada, ioga e meditação.
Todos os tratamentos poderão ser adquiridos com alojamento, alimentação e práticas de yoga e meditação, ou sem os mesmos.


O Tratamento inclui várias técnicas ayurvédicas como toma de ghee medicado e/ou aplicação de óleos nos poros da pele por um tempo limitado. Outros procedimentos poderão ser aplicados mediante a condição do paciente, como a massagem ayurveda tradicional, shirodhara – procedimento de aplicação de óleo contínuo na testa, ou ajna chakra, entre outros…


Os tipos Vata são propensos a insônia, constipação crônica, estômago nervoso, ansiedade e depressão, espasmos ou cãibras musculares, TPM (síndrome pré menstrual), intestino irritável, dor crônica, pressão alta e artrite.


Os tipos Pitta são propensos a erupções cutâneas, acne, azia, úlceras pépticas, calvície precoce e cabelos grisalhos prematuros, deficiência visual, hostilidade, autocrítica e ataques cardíacos relacionados ao stress.

 

Os tipos Kapha são propensos à obesidade, seios nasais congestionados, resfriados e constipações, dores nas articulações, asma ou alergias, depressão, diabetes, colesterol alto e lentidão crônica pela manhã.
Conforme descrito abaixo, a parte vital do programa gira em torno de métodos de tratamento ayurvédicos, em vez de técnicas alopáticas modernas. No entanto, nossos tratamentos ayurvédicos obedecem a parâmetros e técnicas modernas. A duração dos procedimentos aplicados será de cerca de 2 horas por dia.


O que está incluído – 7 dias de tratamento, desde 919€
➢ Consulta de Diagnóstico Ayurveda inicial; 
➢ Consulta de acompanhamento;
➢ 7 dias de Massagem Ayurveda clássica completa com swedana (sauna);
➢ 2 Shirodhara;
➢ 3 Enemas limpeza;
➢ 1 Enema óleo;
➢ Alimentação Ayurveda específica;
➢ Aulas de Yoga e meditação durante os 7 dias de tratamento, em grupo ou em privado*;
➢ Suplementação Ayurveda durante tratamento;
➢ Acomodação em Quarto privado com casa de banho privada ou partilhada;
➢ Shuttle de e para aeroporto;
➢ Transporte para a praia;

*A solicitar mediante reserva.

O que está incluído – 14 dias de tratamento, desde 1.760€ 
➢ Consulta de Diagnóstico Ayurveda; 
➢ 14 dias de Massagem Ayurveda clássica completa com swedana (sauna);
➢ 3 Tratamento Shirodhara;
➢ 4 Tratamento Marma Detox;
➢ 1 Tratamento Nasya;
➢ Vários enemas de limpeza aplicados durante tratamento;
➢ Alimentação Ayurveda específica;
➢ Aulas de Yoga e meditação durante os 7 dias de tratamento, em grupo ou em privado*;
➢ Suplementação Ayurveda durante tratamento;

➢ Acomodação em Quarto privado com casa de banho privada ou partilhada;
➢ Shuttle para aeroporto;
➢ Transporte para a praia;

*A solicitar mediante reserva.

 


 

TARIFAS

TRATAMENTO DETOX COM ALOJAMENTO

NOVEMBRO A ABRIL

Quarto Privado com Casa de Banho partilhada

7 dias - 1.534€ p.p. - 14 dias - 2.890€ p.p.

Quarto Privado com Casa de Banho em Suite

7 dias - 1.569€ p.p. - 14 dias - 2.960€ p.p.

MAIO A JUNHO

Quarto Privado com Casa de Banho partilhada

7 dias - 1.604€ p.p. - 14 dias - 3.030€ p.p.

Quarto Privado com Casa de Banho em Suite

7 dias - 1.639€ p.p. - 14 dias - 3.100€ p.p.

JULHO A AGOSTO

Quarto Privado com Casa de Banho partilhada

7 dias1.674€ p.p. - 14 dias - 3.170€ p.p.

Quarto Privado com Casa de Banho em Suite

7 dias - 1.709€ p.p.14 dias - 3.240€ p.p.

SETEMBRO A OUTUBRO

Quarto Privado com Casa de Banho partilhada

7 dias - 1.639€ p.p. - 14 dias - 3.100€ p.p.

Quarto Privado com Casa de Banho em Suite

7 dias - 1.674€ p.p. - 14 dias - 3.170€ p.p.